Educação Infantil

Educação para a sensibilidade

Educação Infantil

A proposta pedagógica da Fortec Praia Grande objetiva a Educação Integral, nas dimensões: Intelectual, Emocional, Social, Cultural e Física.

Para isso foram definidos 3 pilares: Sociointeracionista, Competências e habilidades e Socioemocional.

Aprender Brincando e Aprendizagem Lúdica É na brincadeira que as crianças descobrem o mundo à sua volta, comunicam-se e se inserem em um contexto social, adquirindo as habilidades necessárias para seu desenvolvimento. Promovemos o aprendizado por meio de experiências divertidas e interativas, com jogos, atividades teatrais e música que incentivam a criatividade, a capacidade física, a resolução de problemas e muito mais. Tudo isso num ambiente acolhedor para que se sinta bem em expressar suas emoções, desenvolvendo habilidades socioemocionais.
  • Categoria: Educação Infantil
  • Integral: 7h45 às 18h
  • Meio Período: 8h às 12h20 / 13h20 às 17h50
  • Semi-Integral: 8h às 14h / 12h às 18h
Educação Socioemocional
O objetivo da Educação Socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção desta nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves. Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas, isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A Inteligência Socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.
Meditação
A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, em um momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão. Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros. A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral. Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.
Atividades - Período Integral
Atividades Físicas
Jogos Educativos
Meditação
Oficina de Arte
Projeto Meio Ambiente
Laboratório Maker
Lições de casa
E muito mais
Outras Atividades
Música
Laboratório de ciências
Artes
Linguagem oral e escrita
Mini Parque Aquático
Informática
Maker
Inglês
Movimento
Cerca Elétrica;
Segurança na Portaria;
Câmeras de Monitoramento;
Fechadura Eletrônica;
Alarmes
Salas climatizadas para Educação Infantil;
Mobiliário de acordo com a idade;
Brinquedos e jogos para habilidades específicas;
Quadra de esportes;
Laboratórios de informática (a partir do Jardim;)
Mini Parque Aquático;
Playground;
Laboratório de Ciências da Vida
Grupo de comunicação diária através do whatsapp;
Brinquedos e jogos para habilidades específicas;
Inglês (Jardim 1 e 2) ;
Projetos Sociais;
Informática (Jardim 1 e 2);
Maker – Picode (Jardim 1 e 2);
Psicopedagoga;
Alimentação nota 10;
Nutricionista;
Projetos Pedagógicos;
Projeto Verde (Jardim 1 e 2)
Educação Infantil

Material Didático

O material do Sistema de Ensino Positivo possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio de experiências lúdicas sensoriais, interativas e significativas. Incentiva a criatividade de uma maneira única.
Conheça Nossa

Estrutura

Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infra-estrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes.
FAQ

Perguntas Frequentes

Qual é a importância da educação infantil na vida de uma criança?
A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Ela proporciona oportunidades de aprendizagem, estimula o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor, além de promover a interação com outras crianças, o desenvolvimento da linguagem e a aquisição de habilidades básicas.
Quais são as atividades típicas desenvolvidas na educação infantil?
Na educação infantil, são desenvolvidas atividades que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional das crianças. Isso inclui jogos, brincadeiras, contação de histórias, atividades artísticas, música, dança, atividades ao ar livre, experimentações científicas simples, entre outros.
Qual é o papel dos professores na educação infantil?
Os professores na educação infantil têm a responsabilidade de criar um ambiente de aprendizagem estimulante, planejar atividades adequadas ao desenvolvimento das crianças, proporcionar experiências de aprendizagem significativas, promover a interação entre as crianças, acompanhar o progresso individual e estimular o desenvolvimento socioemocional.
Notícias

Fique por dentro

Estamos te esperando 😉

Matricule-se

Por favor, preencha o formulário ao lado! Em breve entraremos em contato.



    × Como posso te ajudar?