Ensino Fundamental I

Educação para o relacionamento interpessoal

Ensino Fundamental I

A proposta pedagógica da Fortec Praia Grande objetiva a Educação Integral, nas dimensões: Intelectual, Emocional, Social, Cultural e Física.

Para isso foram definidos 3 pilares: Sociointeracionista, Competências e habilidades e Socioemocional.

Ler e escrever no tempo certo:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças aprendem usando a criatividade e a imaginação. Por isso, respeitar o tempo e as características de cada aluno é essencial. Aprender a ler e a escrever acontece aos poucos, de forma divertida, desafiadora e eficiente. Essa é a base do conhecimento nos anos seguintes e o diferencial em todos os aspectos da vida adulta.
Alfabetização Com Experimentação:

Aprender é melhor do que decorar. Por isso, nossos alunos aprendem a ler e a escrever por meio da experimentação. O professor é um importante guia, que relaciona conhecimentos do cotidiano da criança para uma alfabetização e aprendizagem divertida e sólida.
Aprender Brincando e Aprendizagem Lúdica
É na brincadeira que as crianças descobrem o mundo a sua volta, comunicam-se e se inserem em um contexto social, adquirindo as habilidades necessárias para seu desenvolvimento. Tudo isso num ambiente acolhedor para que se sintam bem em expressar suas emoções, desenvolvendo habilidades socioemocionais.
  • Fundamental 1
  • Meio Período: 13h30 às 18h | 1 vez por semana saem 18h50
  • Semi-integral: 12h às 18h
  • Integral: 7h45 às 18h
Alimentação Nota 10 (Fundamental 1)
Projeto que incentiva o hábito alimentar saudável, onde as crianças aprenderão sobre os diversos tipos de alimentos, seus benefícios e malefícios para a saúde, através de receitas práticas e pesquisas.
Educação Socioemocional
O objetivo da Educação Socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.

Para que isso ocorra, é fundamental a promoção desta nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves. Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas, isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso.

A Inteligência Socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.
Meditação
A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, em um momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.

Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros. A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.

Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.
Período Semi e Integral
Em razão de suas atividades profissionais, muitos pais não têm com quem deixar os filhos durante o período em que não estão na Escola, por este motivo a Escola Fortec está preparada para atender aos seus alunos em período semi ou integral, com toda infraestrutura para lhes propiciar bem estar, segurança e ampliação do seu universo social, emocional e cultural. Os alunos participam de atividades lúdicas, recreativas, esportivas e sociais, vivendo com alegria uma nova perspectiva de formação, onde são constantemente estimulados a interagir com diversos recursos pedagógicos.
Atividades período Integral
• Atividades Físicas
• Jogos Educativos
• Meditação
• Oficina de Arte
• Projeto Meio Ambiente
• Laboratório Maker
• Lições de casa e muito mais.
Outras atividades
• Grupo de comunicação diária através do whatsapp
• Inglês e Espanhol
• Projetos Sociais
• Informática
• Maker – Picode
• Apoio Pedagógico
• Projetos Pedagógicos (Moça Bonita do Laço de Fita, Prevenção ao Abuso Sexual, Meditação, Socioemocional)
• Música
• Psicopedagoga
• Nutricionista
• Projeto Verde
• Livro Digital (a partir do 2º ano)
Apoio Pedagógico
Um diferencial da Fortec para os nossos alunos do 1º ao 5º ano é o apoio pedagógico nas disciplinas de Português e Matemática. O objetivo é a evolução do aprendizado dos educandos, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências, para assim ajudá-los a vencer os obstáculos presentes no seu dia a dia na Escola.
Cerca Elétrica;
Segurança na Portaria;
Câmeras de Monitoramento;
Fechadura Eletrônica;
Alarmes
Mini parque aquático
Brinquedos e jogos para habilidades específicas
Salas de aula climatizadas
Laboratório de Ciências da Vida
Laboratório de Informática
Quadra de esportes
Playground
Ensino Fundamental I

Material Didático

O Sistema de Ensino Positivo incentiva a construção do conhecimento. Os livros abordam práticas efetivamente reflexivas investigando os questionamentos dos alunos para a construção do conhecimento. Desenvolvem habilidades essenciais ao longo das etapas da Educação Básica.
Conheça Nossa

Estrutura

Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infra-estrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes.
FAQ

Perguntas Frequentes

Qual é a importância da educação infantil na vida de uma criança?
A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Ela proporciona oportunidades de aprendizagem, estimula o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor, além de promover a interação com outras crianças, o desenvolvimento da linguagem e a aquisição de habilidades básicas.
Quais são as atividades típicas desenvolvidas na educação infantil?
Na educação infantil, são desenvolvidas atividades que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional das crianças. Isso inclui jogos, brincadeiras, contação de histórias, atividades artísticas, música, dança, atividades ao ar livre, experimentações científicas simples, entre outros.
Qual é o papel dos professores na educação infantil?
Os professores na educação infantil têm a responsabilidade de criar um ambiente de aprendizagem estimulante, planejar atividades adequadas ao desenvolvimento das crianças, proporcionar experiências de aprendizagem significativas, promover a interação entre as crianças, acompanhar o progresso individual e estimular o desenvolvimento socioemocional.
Notícias

Fique por dentro

Estamos te esperando 😉

Matricule-se

Por favor, preencha o formulário ao lado! Em breve entraremos em contato.



    × Como posso te ajudar?