Proposta Pedagógica – Educação Infantil

Proposta Pedagógica

Educação Infantil

A proposta educacional da Fortec considera a criança nos seus contextos sociais, ambientais e culturais, e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Assim, os projetos pedagógicos visam ao desenvolvimento do raciocínio, do convívio e da socialização. Jogos e brincadeiras têm a função de transmitir conceitos básicos do dia-a-dia de forma lúdica e divertida, de modo que a criança encontre um ambiente acolhedor para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FORTEC PRAIA GRANDE OBJETIVA A EDUCAÇÃO INTEGRAL, NAS DIMENSÕES: INTELECTUAL, EMOCIONAL, SOCIAL, CULTURAL E FÍSICA.
Para isso, foram definidos

3 pilares:

Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição do problema de indisciplina. Mais além, alunos com competências socioemocionais desenvolvidas têm mais chances de concluir a educação básica e superior, fazem mais amigos, têm melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam.
1º PILAR: METODOLOGIA SOCIOINTERACIONISMO
Focar o ensino no contato cultural, atividades em grupo e relacionamento interpessoal. O estudante é protagonista de seu processo de aprendizagem, estimulando a refletir e questionar. Eles são incentivados à autonomia, à criatividade e à inovação. Além disso, essa proposta leva em conta características individuais, como o modo de agir e pensar.
2º PILAR: ENSINO POR COMPETÊNCIAS
Formar alunos que saibam “fazer” (habilidades), com capacidade para planejar e resolver problemas. Não há mais espaço para saberes sem sentido é preciso “aprender a aprender” contextualização interdisciplinaridade foco na aprendizagem do aluno e não na transmissão da informação.
3º PILAR: SOCIOEMOCIONAL
*Os professores, antes de ensinar a pensar, têm também a função de “cuidar”, sendo um aliado da família. Assim transformam crianças e jovens a se tornarem adultos em suas melhores versões de si. Professores transformam pessoas. Pessoas transformam o mundo!
Precisamos sempre estar atentos

Educação socioemocional

Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves. Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar. O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas ao lado:
Autoconsciência
Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.
Autogestão
Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.
Consciência social
Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.
Habilidades de relacionamento
Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.
Tomada de decisão responsável
Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.
Reproduzir vídeo
Sistema Positivo de Ensino

Proposta pedagógica

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.
Objetivos

Projetos pedagógicos

Meditação
A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão. Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros. A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral. Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.
Mascote
O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo ensino/aprendizagem, através de atividades diferenciadas. Espera-se que essa parceria torne não somente um objeto de construção coletiva, mas que desperte o senso de responsabilidade e interação entre escola, alunos e pais e venha contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.
Objetivos
- Trabalhar a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza patrimônio de todos;
- Utilizar o diário que acompanhará a mascote como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos;
- Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos, que devemos zelar pelo nosso planeta pensando em si, no outro e no mundo;
- Promover a interação entre escola e família;
- Promover momentos educativos entre professor, alunos e pais;
- Incentivar a produção de textos variados;
- Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos, avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do conhecimento;
Educação Infantil (3)
Estamos te esperando 😉

Matricule-se

Por favor, preencha o formulário ao lado! Em breve entraremos em contato.



    × Como posso te ajudar?