A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.
O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo
ensino/aprendizagem, através de atividades diferenciadas. Espera-se que essa parceria
torne não somente um objeto de construção coletiva, mas que desperte o senso de
responsabilidade e interação entre escola, alunos e pais e venha contribuir com o
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.
- Trabalhar a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza patrimônio de todos;
- Utilizar o diário que acompanhará a mascote como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos;
- Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos, que devemos zelar pelo nosso planeta pensando em si, no outro e no mundo;
- Promover a interação entre escola e família;
- Promover momentos educativos entre professor, alunos e pais;
- Incentivar a produção de textos variados;
- Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos, avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do conhecimento;